terça-feira, 12 de junho de 2007

Surgimento da Responsabilidade Social no Brasil



No Brasil as primeiras discussões sobre questões de responsabilidade social se deram por volta da década de 60. Este movimento ganhou um forte impulso nos anos 90, através da ação de entidades não governamentais, institutos de pesquisa e empresas sensibilizadas com a questão.
Segundo Freire e Silva (2001) o marco da responsabilidade social no Brasil se deu mais precisamente em 1965, com a publicação da Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas, que já nesta época, utilizava o termo responsabilidade social das empresas. Contudo, foi somente a partir dos anos 80 que pequena parcela das empresas que atuam no Brasil passaram a intensificar e a institucionalizar o discurso em relação às questões sociais e ambientais, realizando também em escalas diversificadas ações sociais concretas. Bibliografia: FREIRE, F.S.; SILVA, C.A.T. (Org.) Balanço Social: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.

2 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza muitas empresas a muito tempo atuam em responsabilidade social, apenas não recebia esse nome e não era tão divulgado. Esperamos que isso não seja um modismo.

CIDADE DO TRABALHO disse...

Em 1892, o empresário baiano Luíz Tarquínio, concedeu direitos trabalhistas aos seus operários e fundou para eles, a Vila Operária da Companhia Empório Industrial do Norte - CEIN, no bairro da Boa Viagem, em Salvador, ali então, nascia o que hoje se chama de Responsabilidade Social Empresarial, pelo visto, foi a primeira ação de RSE no mundo, dado que na Europa Industrial, só houve algo semelhante em 1899.
O projeto Cidade do Trabalho - Memórias da Vila Operária da Boa Viagem, do produtor cultural Orlando Valle, fil0ho e neto de ex-operários da fábrica de tecidos na capital baiana, conta a trajetória de sucesso desse empresário e industrial brasileiro, que foi também o primeiro prefeito negro do Brasil, mecenas das artes, poliglota autodidata, financista, escritor, poeta e presidente da Associação Comercial da Bahia por duas vezes.
Confira mais sobre essa história e sobre o projeto no perfil no Facebook: Cidade do Trabalho Instituto.
Orlando Valle.
Salvador, Bahia.
cidadedotrabalho@gmail.com